quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Notas de rodapé

Adoro escrever notas de rodapé. Mais que o texto principal, mais que os títulos e subtítulos, me divertem e me encantam as notas de rodapé. Que há de mais importante, meu deus, em qualquer texto, do que aquilo que poderia ser suprimido e não foi? A nota de rodapé é isso: eu poderia não te contar esse detalhe, mas acho que vale a pena. Force sua vista, troque o óculos, você vai gostar de ler esse tiquinho de informação que eu coloquei aqui. É um segredo.

A nota de rodapé não é como um PS, por exemplo, que comumente é usado para fazer piadinhas. Como se depois do "beijos, fulano" acabasse o espaço da seriedade e finalmente no PS fosse aberto espaço para os gracejos. Nada disso. O rodapé traz um charme especial que só possuem as coisas marginalizadas, esquecidas e ao mesmo tempo imprescindíveis.

Quando clico em "inserir-nota", meu cérebro entra na deliciosa configuração do sussurro. Atenção, leitor, encoste seu ouvido aqui bem pertinho desse rodapé, vou te contar uma coisa que só você pode ouvir e que vai fazer toda a diferença.

Estou pensando, por que não, em trocar as bolas e escrever tudo em notas de rodapé. O texto principal fica ali, na margem das notas.

Nenhum comentário: