quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

O aquário e o penico

Os chineses têm um senso agudo para captar necessidades humanas ainda não satisfeitas pelos produtos disponíveis no mercado e investir nelas. Mas não são as necessidades óbvias, fome, sede, paixão, liberdade. São sempre as mais sutis.

Hoje eu estive no centro, naquela feliz meiuca do Saara e adjacências. Era meio dia e não estava me sentindo num forno humano. Tinha pressa e fui olhando as lojas pelas beiradas, passando a pontinha de olho, com o interesse típico das pontinhas. Algo me chamou a atenção: um aquário-TV.

Aquário-TV?, alguém havia de me perguntar. Pois bem. Era uma daquelas lojas de R$ 1.99, que atualmente estendem o conceito para R$ 10,00. Os produtos são todos made in China, eventualmente até o dono é made in China, a mulher e o amante (ok, esse último pode comportar algumas variações). O aquário consistia em uma tela pequena, com fundo azul marítimo, algas desenhadas e tudo mais.

Os peixes atravessavam a tela de uma lado a outro, sem parar, da direita para a esquerda, uns em cima, outros mais lá embaixo, uns grandes, outros filhotes, uns mais medrosos, outros bem poderosos. Verdade seja dita, havia uns peixes meio com cara de ouriço. Outros pareciam corujas e alguns me lembraram uma pen drive. Água, peixes passando, estava feito o aquário. Não, o aquário-TV não tem opção, não troca de imagem, é isso mesmo, só passam os peixes.

É o melhor é que não dá trabalho. Não tem que limpar, não tem que lembrar de dar comida aos bichos, o peixe não morre, a criança não fica decepcionada porque o peixe morreu. Numa boa, é muito bom. Eu sempre fico angustiada com a imagem do peixe que pula fora do aquário e acaba se debatendo até a morte, e agora descobri que nunca mais terei esse problema.

Entretanto, não comprei o aquário.

Comprei uma outra coisa: penico descartável. Pois é. Estava escrito bem grande: indispensável para viagens. O indispensável gritou. Estou com uma viagem marcada e resolvi não teimar. Mas isso é papo para depois. Até porque não sei como usar um penico descartável.

Nenhum comentário: