segunda-feira, 12 de novembro de 2007

as unhas compridas

A unha comprida serve para arranhar, catar piolhos, ser pintada. Entretanto, a principal finalidade de uma unha comprida é intermediar o contato com o mundo. Com o dedo e as unhas curtas, o contato é imediato: pego a lata de coca, sinto; se quero as moedinhas, apalpo, se viro a página de um livro, tateio. Com a unha comprida, bau-bau. Temos que erguer um pouco os dedos para fazer qualquer coisa. A unha está ali para determinar os contornos entre os objetos, para dizer que não somos todos contígüos, para confirmar correntes filosóficas sobre a alteridade e suas decorrências. (Eita, quase me perco nessa.)

Às vezes algumas coisas ficam escondidas nas unhas compridas. Outro dia mesmo achei um dente de leite, que tirei aos oito anos e nunca mais encontrei. Além disso, eu dou diversas utilidades às minhas unhas. Pinto de "deixa beijar" - alô rapazes, esse é o nome do esmalte - e lixo ora quadradas, ora redondas.

Ah, sim, e digito incessantemente no teclado, escutando o tic-tic-tic das unhinhas, que parecem gostar mais dos tempos em que tinham piolho para catar.

4 comentários:

Anônimo disse...

Aí, Clara,

acho que os cobradores de ônibus vão discordar de você na parte das moedinhas.

e eles também tem uma filosofia: tudo na vida é passageiro...

Clara disse...

perdão, mas quem é vc?

Efrat disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Efrat disse...

hum... digamos que garotas gays tem toda uma filosofia diferente com relação ao tamanho das unhas. Já pensou sobre isso?

hihihi (parafraseando comentário do post acima)
;)