segunda-feira, 4 de agosto de 2008

O quartel é logo ali

Morar atrás do Palácio Guanabara tem lá a sua formosura. Não vejo nada do que acontece lá dentro - graças - mas posso ouvir certas coisas. Ontem fui pegar uma fresca na varanda e pus-me a escutar o quartel que faz a defesa do palácio. Enquanto dedilhava o livro de um escritor brasileiro novato metido a modernex, meus ouvidos estavam em outra sintonia.

9.39: ensaio da banda do palácio. Hino nacional. Primeira parte caprichada. Confesso que balbuciei umas palavras. Adoro o "fulguras, ó Brasil, florão da América".

10.15: carruagens de fogo. Seria uma homenagem às olimpíadas? O cara do trompete desafinou várias vezes.

10.35 música da vitória do Ayrton Senna. Hã? Isso mesmo, música do Ayrton Senna, aquela cujo nome eu desconheço, mas tenho certeza de que você me entendeu.

10.47: treino técnico de tiro com revólver. Tiros secos executados a intervalos precisos. Alguns gritos de orientação: "Segura isso direito, Jurandir."

11.56: treino truculento de tiro com metralhadora, sem técnica nenhuma, entremeado por risadas.

Divertida, essa minha cidade.

Nenhum comentário: