sexta-feira, 26 de setembro de 2008

o desenhador e o resumidor

Muitas pessoas sabem, por exemplo, que a água escoa, porque, como parece acontecer com outras coisas no mundo, a água cai para baixo. Entretanto, apenas algumas pessoas sabem que a água, bem como os pingentes e os fios de cabelo, precisam de um lugar para escoar, comumente chamado de ralo.

As pessoas que sabem o que é ralo muitas vezes não sabem que existe uma outra pessoa que projeta o ralo, de modo a encontrar o melhor material para o melhor escoamento, a melhor disposição dos furinhos no metal, o melhor desenho dos furinhos; o ralo mais apropriado para a cozinha, considerando os restos de beringelas, para o boxe do chuveiro, considerando as flunfas de Robson, e para a pia do banheiro, considerando os fios de cabelo da escova matinal de Mariana.

O desenhador de ralos é uma pessoa insignificante, que mora em algum lugar bem frio e tem um computador. O desenhador de ralos sonha diariamente com o dia em que todos os ralos estarão fechados, menos o da casa dele. Ele tateia a imagem: toda a população mundial imersa em restos de cebola e alho, fios de cabelo loiro, pingentes e brincos nadantes no meio de muita água, preferencialmente suja com as flunfas de Robson, e apenas um único ralo, o da casa do desenhador de ralos, fazendo o escoamento da água. O desenhador de ralos imagina, adorna o pensamento dá uma risada contida: não é homem de deixar transparecer suas emoções.

Muitas pessoas sabem, por exemplo, que existem xícaras, estantes de metal, camisas rendadas e, junto com essas, as novelas de televisão. E muitas pessoas sabem também que existem resumos das novelas de televisão. Tais pessoas conhecem o fato de que os resumos saem em quadradinhos minúsculos no jornal de domingo.

Mas poucas pessoas sabem que existe o resumidor de novelas.

2 comentários:

diana de hollanda disse...

hahahahahaha. que analogia genial. senti o seu drama. e, mesmo com as flunfas possíveis, o achei legal. :) rimou, rapaz.

Paulo César Nascimento disse...

Seria você uma resumidora de novelas? Preciso de uma meta-resumidora de novelas - a que resume os próprios resumos. Talvez assim eu me integre aos demais brasileiros. Talvez...
Bjs